O jejum intermitente rapidamente se tornou uma das tendências mais populares em saúde e fitness. Ele aumentou em popularidade nos últimos anos, pois as pessoas o usaram como uma estratégia simples para queimar gordura, perder peso e ancorar um estilo de vida saudável em geral.
Você provavelmente já ouviu o termo Jejum Intermitente e se perguntou o que é e por que tantas pessoas estão delirando sobre isso. Aqui, você aprenderá o que é o Jejum Intermitente e como utilizar essa estratégia simples e gratuita para melhorar sua saúde e acelerar suas metas de condicionamento físico.
O que é Jejum Intermitente?
Jejum Intermitente não é uma dieta. É simplesmente um horário de alimentação.
Seu corpo está sempre em um dos dois estados: alimentado ou em jejum. No estado alimentado (sempre que seu corpo está digerindo alimentos), os níveis de insulina do seu corpo dificultam a queima de gordura. No entanto, no estado de jejum (8-12 horas após o corpo terminar de digerir), seus níveis de insulina são mais baixos e seu corpo é mais capaz de alcançar as reservas de gordura para obter energia.
É por isso que tantas pessoas estão usando o Jejum Intermitente como uma estratégia eficaz para queimar gordura e perder peso.
A ciência por trás do jejum intermitente
O jejum intermitente estimula o corpo a queimar gordura, mantendo a massa muscular magra. Durante um jejum, os níveis de insulina caem enquanto os níveis de hormônio do crescimento humano e norepinefrina aumentam. Ao mesmo tempo, as células deixam de usar glicose como fonte primária de combustível para usar gordura. Essa combinação de mudanças pode ajudar na perda de gordura, além de uma série de outros benefícios.
Veja como funciona:
Depois que você come, seu corpo trabalha duro para digerir sua refeição. À medida que você decompõe sua refeição em seu trato digestivo, os nutrientes são liberados na corrente sanguínea. Isso significa que seu corpo geralmente tem excesso de combustível e esse excesso é armazenado como gordura.
Quando você jejua, seu corpo tem que confiar em suas reservas de energia, queimando gordura e glicogênio. Assim, através do jejum intermitente, as células deixam de usar glicose como fonte primária de combustível para usar gordura, treinando seu corpo para queimar gordura em vez de armazená-la.
Quais são os benefícios?
À medida que o jejum intermitente cresce em popularidade, mais e mais estudos estão sendo realizados para determinar quais benefícios ele pode ter e a extensão desses benefícios.
De acordo com a Cleveland Clinic , pesquisas mostram que o jejum pode ajudar a baixar a pressão arterial, reduzir o colesterol e controlar diabetes. Outra pesquisa mostra que o jejum intermitente para além reduzir o colesterol, pode também retardar a progressão das doenças de Parkinson e Alzheimer e reduzir o risco de câncer – além de ajudar as pessoas a queimar gordura indesejada e perder peso.
Os benefícios adicionais do jejum intermitente incluem (mas não estão limitados a):
- Melhor perfil hormonal;
- Manutenção da massa muscular esquelética;
- Diminuição dos níveis de glicose no sangue;
- Diminuição dos níveis de insulina;
- Aumento da sensibilidade à insulina;
- Aumento da lipólise (quebra de gorduras) e oxidação de gordura;
- Aumento dos níveis de hormônio do crescimento (preserva a massa muscular).
Como faço para começar com o jejum intermitente?
Você já jejua intermitentemente todas as noites enquanto dorme. É por isso que a primeira refeição do dia é chamada de “café da manhã” – porque quebra seu jejum. O jejum intermitente pode ser tão simples quanto estender seu jejum noturno por mais algumas horas até a hora do almoço.
Existem vários protocolos diferentes de Jejum Intermitente, no entanto, o método recomendado no programa é o método diário 16:8. Este protocolo exige 16 horas de jejum por dia com uma janela de alimentação de oito horas. Isso permite que seu corpo se restabeleça diariamente sem se sentir muito restrito, o que a torna uma estratégia fácil de sustentar a longo prazo.
Conclusão
O jejum intermitente é um tipo de dieta que ajuda os indivíduos a perder peso, limitando a quantidade de tempo que podem comer por dia. Esta dieta demonstrou ser eficaz em ajudar as pessoas a perder peso e mantê-lo a longo prazo. Pode ajudá-lo também a melhorar seu metabolismo e reduzir o risco de doenças cardíacas. Se você estiver interessado em experimentar o jejum intermitente, converse com seu médico ou nutricionista para ver se é certo para você.
[…] rápida. Isso o torna um bom carboidrato para comer logo de manhã após uma longa noite de jejum e uma das poucas frutas boas para comer após os […]